• Leonardo Scorza
  • Posts
  • Trabalhe 80% menos e seja mais produtivo - {Hackeando o Óbvio}

Trabalhe 80% menos e seja mais produtivo - {Hackeando o Óbvio}

Hack 1: O botão para ter um dia com mais presença e energia

Oi, Léo Scorza aqui.

Hoje eu trouxe dois conceitos que tem me ajudado a hackear a minha mente e a minha produtividade, bora Hackear o Óbvio comigo?

  • Hack 1: O botão para ter um dia com mais presença e energia

  • Hack 2: Trabalhe 80% menos e seja mais produtivo

Bora começar 🍷

1 - 🧠 Se você pudesse apertar um botão para ter um dia com mais presença e energia, você apertaria? (Hack 1)

Eu sempre fui fascinado pelo funcionamento da mente humana, e claro, por técnicas que nos permitem ir um pouco além do óbvio na hora de controlar a nossa própria mente. 🧠

Uma das áreas que me chama a atenção há muito tempo é a hipnose. De forma simples, a hipnose é uma “técnica que induz relaxamento e foco aguçado, facilitando a sugestão e mudanças comportamentais”.

A hipnose parece algo meio obscuro e até “fake” para algumas pessoas, mas existem inúmeras comprovações científicas sobre o seu funcionamento, seja para diminuir a ansiedade, reduzir a dor, ajudar a dormir e etc (artigo de Stanford sobre hipnose).

Recentemente, eu descobri um livro chamado “O Método Silva De Controle Mental”. Esse livro fala sobre as técnicas de José Silva (parapsicólogo norte-americano), que misturam meditação com auto hipnose.

As técnicas apresentadas no livro são muito interessantes. Algumas que testei tiveram um resultado realmente incrível. Embora, o livro tenha, ao meu ver, um “caráter experimental” com algumas incorreções e exageros, existem também ideias e técnicas bem poderosas nele.

Algumas delas são quase tão simples quanto “apertar um botão” que tem o poder de mudar o seu “estado psicológico” para ter um dia muito mais feliz, produtivo e leve. 😌

Segue uma das técnicas que eu uso quando acordo e que recomendo que você teste, ela é baseada no livro e tem leves ajustes pessoais:

  1. Encontre um Lugar Tranquilo: Escolha um local onde você não será perturbado.

  2. Posição Confortável: Sente-se ou deite-se de forma confortável, mantendo a coluna reta.

  3. Respiração Profunda: Faça algumas respirações profundas, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, permitindo que seu corpo relaxe a cada expiração.

  4. Fechamento dos Olhos: Feche os olhos e visualize um lugar tranquilo e seguro, pode ser uma praia, um jardim, ou qualquer lugar que te traga paz.

  5. Contagem Regressiva: Inicie uma contagem regressiva de 40 a 0 de 2 em 2 (40, 38, 36…), imaginando-se descendo uma escada ou um elevador, sentindo-se mais relaxado a cada degrau ou andar que desce.

  6. Afirmações Positivas: Ao chegar ao "0", você estará em um estado de relaxamento profundo. Neste momento, repita algumas vezes com atenção total “Meu dia vai ser feliz e produtivo e eu vou estar com atenção plena a todo momento” (você pode alterar a afirmação para algo que deseje).

  7. Retorno Gradual: Após alguns minutos nesse estado, comece a contar de 1 a 5, imaginando-se subindo a escada ou o elevador, sentindo-se revigorado e alerta a cada número.

  8. Abertura dos Olhos: Ao chegar no "5", abra os olhos, sentindo-se renovado e com uma sensação de bem-estar.

O livro em si é difícil de encontrar, mas alguém gravou ele como audiobook e subiu no Youtube, então você pode ouvir ele clicando aqui.

Você já teve alguma experiência com auto hipnose? Me conte respondendo esse email ou na DM do Instagram. 💌

2 - ⌛️ Provavelmente você seria mais eficiente trabalhando 80% menos (Hack 2)

Assim como quase todo mundo, eu procrastino bastante quando tenho muito tempo para realizar alguma atividade. 🕰️

Exemplo: se eu tenho o dia todo para escrever um email, provavelmente vou ficar enrolando (e me sentindo culpado por enrolar) e só vou acabar escrevendo nos últimos 45 minutos do segundo tempo.

Acontece com você também? 🤔

O Tim Ferriss fala sobre isso no livro "Trabalhe 4 Horas por Semana", lá ele cita a Lei de Parkinson, que diz mais ou menos o seguinte: "Quanto mais tempo você tem para fazer uma tarefa, mais tempo essa tarefa vai demorar".

Para resolver isso:

Iniciei um processo de trabalhar a menor quantidade de tempo possível na semana. Ao invés de trabalhar 5 dias na semana, vou me organizar para trabalhar apenas 2 (e depois, 1).

Desde que li o capítulo que aborda isso no livro dele, tenho aguardado o momento certo (ou enrolado) para executar isso de forma fiel e chegou a hora.

Parece um pouco louco, né? Mas entregar é mais importante do que ficar mais tempo apenas enrolando, certo?

Eu já comecei esse processo e tenho percebido na prática que, quanto menos tempo passo como um zumbi na frente do computador (enrolando ao invés de produzindo), mais produtivo eu tenho me tornado. 💪

Quando me sento para trabalhar, já estou tão descansado, focado e animado para produzir que faço em 1 hora o que não fazia em 5 horas.

Um exemplo disso é um novo funil de vendas que desenhei recentemente; antes levaria dias, fiz em minutos e ficou o melhor funil da história.

Claro, a natureza do meu trabalho me ajuda a fazer isso. Tenho uma empresa digital, automações e pessoas de confiança me ajudando no processo, mas acredito que todos deveriam experimentar essa redução de tempo (que não reduz a produtividade, apenas a procrastinação).

Inclusive, na OneBitCode, nunca cobramos um horário específico de trabalho do time, sempre foi por entrega, porque para nós não faz diferença.

Então, fica o convite: se você tem mais procrastinado do que criado, talvez precise relaxar mais tempo para ter a energia necessária para trabalhar ultra focado(a). ✨

🔥 O que eu consumi essa semana:

  • Anime: Remake de Rurouni Kenshin (Crunchyroll)

    • Esse anime mostra a jornada de um samurai que trocou a violência pela proteção. Um mergulho profundo na era Meiji. Vale assistir.

  • Música: LP - Lost On You (Youtube)

    • Ouvi no “repeat” esse música essa semana, grandes chances de você ouvir também.

  • Leitura: O Sultra do coração (Amazon)

    • Nesse livro Kazuaki Tanahashi explica sobre várias óticas os significados do Sultra do Coração (que é um dos textos mais famosos do Budismo), se nunca viu o sultra, veja esse vídeo: link

  • Vinho consumido durante a escrita: Nenhum 😅

    • Como no feriado eu exagerei um pouquinho, decide dar um tempinho pro meu corpo ☯️

Se essa newsletter fez sentido pra você, me responda esse email com o emoji 🍷 (ou com a sua opinião), pra mim é fundamental saber que você está por aí (sim, você mesmo que está lendo 😌).

Até a próxima edição, continue Hackeando o “óbvio”.

Reply

or to participate.