- Leonardo Scorza
- Posts
- #1 = {O óbvio, a atenção, sua essência e o modo sobrevivência}
#1 = {O óbvio, a atenção, sua essência e o modo sobrevivência}
Hackeando o "Óbvio" por Leonardo Scorza
Oi, Léo Scorza aqui.
Preparado(a) pra Hackear o “óbvio” comigo?
Pegue sua taça de vinho ou sua xícara de café e vamos começar.
1 - O óbvio é uma ilusão perigosa
Com certeza você já ouviu alguém dizer algo assim “isso é tão óbvio”, como se tivesse certeza absoluta sobre o que estava falando, mas lá no fundo você sabia que aquilo não era nem óbvio e nem era verdade.
O mundo em que vivemos é cheio de coisas “óbvias” mas que não são verdade, são apenas convenções, incorreções ou mentiras repetidas tantas vezes que se tornam o status quo.
Sabe qual o principal problema disso?
Essas “obviedades” controlam nossas vidas e nos afastam da liberdade, e por medo de ir contra o engano coletivo nós seguimos a manada, seja comendo mal, trabalhando até morrer pra ganhar pouco, tendo relações superficiais ou simplesmente não vivendo aos nossos próprios termos.
Todas as coisas que eu me orgulho de ter feito, como viajar o mundo sendo nômade por anos, abrir uma empresa que faz $ enquanto ajuda muita gente, conhecer pessoas incríveis e etc vieram depois de eu questionar o “óbvio” e fazer aquilo que me disseram pra não fazer.
Podemos chamar esse indivíduo que questiona o óbvio e busca uma vida livre de “Hacker do óbvio” e essa newsletter é um convite para que você também seja um Hacker.
Eu vou compartilhar o que tem funcionado do meu lado, conceitos, ferramentas e etc e vou ficar muito feliz em receber como resposta o que tem funcionado do seu lado.
Bora Hackear?
Assim que você descobre um simples fato, esse fato é que tudo ao seu redor, que você chama de vida foi inventado por pessoas que não são mais inteligentes que você, e que você pode mudar, influenciar tudo, pode construir suas próprias coisas que os outros poderão usar.
2 - Se você controla a sua atenção, você controla tudo (Hack1 #Filosofia)
Para acompanhar esse Hack, eu vou te pedir um pouco mais de paciência e mente aberta, vamos lá:
Vamos um pouco mais a fundo na toca do coelho antes de chegar ao ponto certo desse Hack. A maior parte das pessoas entende mal o conceito de “atenção”.
Se pararmos pra analisar, antes mesmo de percebermos que tínhamos um nome e uma identidade social, antes mesmo de formarmos nossas primeiras memórias, nós já experienciávamos a “atenção".
A atenção, que em mais detalhes, é o ato de vivenciar algo com a nossa consciência, e isso precede a nossa identidade e todas as coisas que acreditamos ser, porque assim que você nasceu, você já estava consciente da realidade.
Inclusive, a “atenção” ou a consciência do agora, é a única coisa que um ser humano parece viver de verdade, até o mundo externo que consideramos sólido e imutável, pode ser apenas uma ilusão, ou seguindo pra um lado mais “budista”, o mundo externo é maya, ou seja, a ilusão que foi colocada diante de nós.
Em resumo, a nível individual, a sua “atenção” ou a realidade subjetiva que você vive é de certa forma mais importante do que a realidade “supostamente objetiva”.
Aí você pode estar pensando: “beleza Léo, entendi essa doidera, mas como isso me deixa mais perto de uma vida livre?" E eu te respondo: “boa pergunta, vamos falar sobre isso”.
Como a atenção é mais importante que a “realidade", também é mais importante que você controle a sua atenção do que os objetos “externos".
Um exemplo prático: eu já voei muito de avião em viagens nacionais e internacionais, mas eu simplesmente não consegui ainda impedir que partes da minha mente sintam um certo “medo”.
Então sempre que eu sinto esse desconforto eu uso esse princípio: mudo a minha atenção de lugar. Seja jogando videogame, seja observando detalhes do banco à minha frente ou qualquer coisa que altere a experiência interna que eu estou vivendo.
E isso funciona 100% das vezes porque a minha experiencia no mundo não é dependente do mundo externo, é dependente do mundo interno.
Resumo do Hack:
Se pergunte: será que eu estou colocando a minha “atenção” que em última instância é minha própria experiencia de viver em lugares negativos? Será que eu posso redirecionar essa atenção para coisas positivas e viver uma vida melhor?
Depois me responde aqui se fez sentido pra você 😌
3 - Viva perto da sua essência, é mais produtivo (Hack2 #Produtividade)
Alguém já deve ter te dito assim: “faça concurso, isso vai te dar dinheiro e estabilidade”, ou “faça engenharia, medicina ou direito, são boas profissões”.
É possível que você tenha acreditado em algum desses conselhos e vivido alguns anos da sua vida orbitando em volta da ideia de outra pessoa, que a princípio tinha boa intenção, mas que acabou te distanciando de você mesmo(a).
E quando eu digo você mesmo eu não sou romântico o suficiente pra dizer que você tem uma verdade ou missão nesse mundo, o que eu quero dizer por “você” nesse contexto é o seu conjunto intrínseco de tendências.
Por exemplo, eu sou uma pessoa naturalmente curiosa, caótica, preguiçosa para coisas repetitivas e que vai fundo em um assunto e depois enjoa dele, se eu me comprometer com coisas que vão contra essas tendências, provavelmente eu vou sofrer.
Por exemplo, eu sou melhor empresário do que fui como funcionário, porque a minha tendência de criar, mudar e reinventar as coisas não cabe dentro de uma empresa onde a minha voz seja suprimida.
Vivemos em um momento incrível da humanidade, onde é possível monetizar em cima de quase qualquer coisa, e isso é muito bom, porque você pode ser “você” e ter resultados incríveis com isso.
Seja você um poeta que declama versos no tiktok, seja você um apaixonado por astrofísica que explica conceitos complexos no youtube ou um amante de cozinha francesa que abre um Bistro em São Paulo.
É bem provável que usando as estratégias certas, você ganhe mais dinheiro como produtor de conteúdo de qualquer nicho do que com as profissões clássicas.
Então a minha dica é, crie uma vida que te recompense por ter suas tendências naturais, seja amar cozinhar comida Havaiana ou seja criar jogos infantis.
Resumo do Hack:
É possível ganhar dinheiro com quase tudo, ao invés de buscar profissões que não tem nada a ver com você, ganhe dinheiro através de “quem você é e do que você gosta” e seja mais feliz.
4 - O modo sobrevivência está te matando (Hack3 #Dinheiro)
Se você, assim como eu, nasceu em uma família com limitações financeiras e teve que trabalhar desde cedo, talvez você também tenha ligado o “modo sobrevivência” e esteja sendo escravo(a) dele.
O que é o modo sobrevivência? É o estado em que você não para pra se questionar, você só faz e faz mais pra tentar aliviar o sentimento de medo de que o básico vai faltar.
Qual o problema esse modo traz? Ele te deixa cego, você trabalha, trabalha e trabalha mais pra acumular mais e não percebe que não está indo pelo caminho mais leve e eficiente.
É como alguém que algum dia se molhou na chuva e por isso continua andando com o guarda chuva mesmo em dias de sol ou como alguém que precisou de um trabalho rápido (e que pagava pouco) pra sobreviver, mas que hoje pode ir pra um outro nível mas não vai porque está preso no passado.
Sendo um pouco mais didático, talvez hoje você esteja em um emprego que não precisa, em uma relacionamento que não precisa ou mesmo se vestindo de uma forma que não precisa simplesmente porque um dia isso foi útil para sua sobrevivência, mas talvez não seja mais necessário.
Meu convite (resumo do Hack):
Se pergunte, tem algo que eu estou vivendo hoje que é uma resposta a um ambiente passado que não existe mais? Tem como eu me libertar disso agora pra viver mais livremente?
O que eu consumi essa semana:
Filme: Dois Minutos Além do Infinito (HBO Max)
Gosta de viagem no tempo e doidera? Esse é o filme pra você.
Música: Agradezco de Xuqutopi (Youtube)
Quer uma música pra relaxar e apreciar o agora? É essa.
Leitura: Ferramentas de Titãs (Amazon)
Nesse livro o Tim Ferriss (um dos caras que mais admiro) entrevista pessoas incríveis e extrai o “melhor” delas.
Vinho consumido durante a escrita: Pata Negra Tempranillo
Bom custo benefício
Se essa newsletter fez sentido pra você, me responda esse email com o emoji 🧠 (ou com a sua opinião), pra mim é fundamental saber que você está por aí (sim, você mesmo que está lendo 😌).
Até a próxima edição, continue Hackeando o “óbvio”. 🍷
Contexto da escrita: Casa + Vinho
Reply